“Crônicas do Viola,” de André Viola.
AS CORDAS QUE CONTAM HISTÓRIA
O sol despontava timidamente entre as colinas, derramando sua luz dourada sobre os campos de um verde vivo. De algum lugar, distante mas nítido, vinha o som de uma viola caipira. As notas, carregadas de simplicidade e emoção, atravessavam o ar como um chamado antigo, convidando o ouvinte a uma viagem pelas memórias e pelas tradições.
Lembrei-me, então, das manhãs da minha infância, passadas na roça de meus tios. Ali, nas festas de família ou nas noites ao redor da fogueira, a viola era sempre a protagonista. Bastava alguém pegar o instrumento e dedilhar as primeiras notas para que todos se calassem, atentos à mágica que brotava daquelas cordas. A viola, com sua afinação singular, parecia ter o dom de traduzir em melodia tudo aquilo que as palavras jamais poderiam dizer.
Hoje, ao ouvir novamente seu som, percebo como ela carrega o peso da tradição e, ao mesmo tempo, a leveza da inovação. A viola caipira, tão enraizada na música sertaneja de raiz, é também uma viajante curiosa. Suas cordas ecoam nos palcos do choro, enriquecem a música instrumental contemporânea e até encontram espaço no folk e no rock, misturando estilos, mas nunca perdendo sua essência.
Penso em dois violeiros que, para mim, simbolizam essas diferentes faces da viola. O primeiro é o homem simples do interior, que toca de ouvido, aprendendo com os mais velhos e entregando-se de corpo e alma a cada dedilhado. Suas melodias falam de saudade, de amor, de fé. O outro é o jovem inovador da cidade, que, munido de técnicas sofisticadas e influências diversas, leva a viola a públicos inesperados, mostrando que o instrumento pode dialogar com o novo sem perder sua identidade.
A viola, penso eu, é como um rio. Ela nasce pequena, nas vertentes das montanhas culturais, e vai ganhando força enquanto percorre caminhos. Em cada curva, encontra terras diferentes, mistura-se a outros elementos e, ainda assim, preserva sua alma original. As mãos que a tocam podem ser diferentes, mas o coração que pulsa em suas cordas é sempre o mesmo.
Enquanto o som da viola se desvanecia ao longe, senti-me grato por viver em um país onde as cordas desse instrumento continuam a contar histórias. Histórias de ontem, de hoje e de amanhã. E assim, entre os campos e as cidades, entre o passado e o futuro, a viola segue seu curso, levando consigo a música e a alma do Brasil na roça.
TH STRINGS THAT TELL STORIES
The sun timidly rose over the hills, casting its golden light over the vibrant green fields. From somewhere, distant but clear, came the sound of a viola caipira. The notes, laden with simplicity and emotion, traveled through the air like an ancient call, inviting the listener on a journey through memories and traditions.
I then remembered the mornings of my childhood, spent in the countryside at my uncle and aunt’s house.
There, during family gatherings or nights around the bonfire, the viola was always the protagonist. It was enough for someone to pick up the instrument and strum the first notes for everyone to fall silent, captivated by the magic flowing from those strings. The viola, with its unique tuning, seemed to have the gift of translating into melody all that words could never express.
Today, as I hear its sound again, I realize how it carries the weight of tradition and, at the same time, the lightness of innovation. The viola caipira, so deeply rooted in traditional sertanejo music, is also a curious traveler. Its strings resonate on choro stages, enrich contemporary instrumental music, and even find a place in folk and rock, blending styles while never losing its essence.
I think of two violeiros who, to me, symbolize these different facets of the viola. The first is the simple man from the countryside, who plays by ear, learning from the elders and pouring his heart and soul into every strum. His melodies speak of longing, love, and faith. The second is the young innovator from the city, who, armed with sophisticated techniques and diverse influences, brings the viola to unexpected audiences, showing that the instrument can engage with the new without losing its identity.
The viola, I believe, is like a river. It starts small, in the springs of cultural mountains, and gains strength as it flows along its path. At every bend, it encounters different lands, mingles with other elements, and yet preserves its original soul. The hands that play it may differ, but the heart that beats within its strings is always the same.
As the sound of the viola faded into the distance, I felt grateful to live in a country where the strings of this instrument continue to tell stories. Stories of yesterday, today, and tomorrow. And so, between the fields and the cities, between the past and the future, the viola continues its course, carrying with it the music and soul of Brazil.
COMPARTILHE