CEBOLÃO (MI) X CEBOLINHA (RÉ) CONHEÇA A DIFERENÇA NA VIOLA
Em primeiro lugar pra quem ainda não me conhece, eu sou o Professor Alex Stocco do Site Viola Caipira Descomplicada. Hoje eu vou falar das afinações Cebolão (Mi) X Cebolinha (Ré) Conheça a Diferença na Viola.
Antes de mais nada se você estiver começando na viola eu vou deixar um Ebook pra você baixar totalmente GRÁTIS com todos os passos básicos pra você iniciar na viola. Basta clicar na imagem abaixo.
AFINAÇÃO CEBOLÃO (MI)
Conforme o próprio nome já diz, a afinação Cebolão (Mi) tem como referência o acorde de Mi Maior, ou seja, quando tocamos todos os pares soltos na viola temos a sonoridade do acorde de Mi Maior.
Contudo, se você contar os pares de baixo para cima essa afinação fica da seguinte forma:
- 1º Par: E ou Mi;
- 2º Par: B ou Si;
- 3º Par: G# ou Sol Sustenido;
- 4º Par: E ou Mi;
- 5º Par: B ou Si.
Agora vou deixar alguns exemplos de algumas músicas que você poderá estar ouvindo aqui no site Viola Viva com a afinação Cebolão Mi na viola.
- 7 – Encantos da Natureza (Tião Carreiro/Luis de Castro)
- 1 – Tchau Amor (Praense/Ado/Peão Carreiro)
- 1 – A Volta que o Mundo Dá (Lourival dos Santos/Zé Batuta)
- 2 – Fandango Mineiro (Zé Carreiro/Carreirinho)
- 8 – Boiada Cuiabana (Raul Torres)
Conforme você pode ter ouvido, esses são apenas alguns exemplos de algumas músicas que estão sendo tocadas usando a afinação de Cebolão (Mi) Maior na viola caipira. Existem muitas outras também.
AFINAÇÃO CEBOLINHA (RÉ)
Por outro lado temos também a afinação de Cebolinha (Ré) na viola caipira. Essa afinação traz como referência o acorde de Ré Maior. Em outras palavras quando tocamos todos os pares soltos temos o som do acorde de Ré Maior.
Enfim essa afinação, contando os pares de baixo para cima fica da seguinte forma:
- 1º Par: D ou Ré;
- 2º Par: A ou Lá;
- 3º Par: F# ou Fá Sustenido;
- 4º Par: D ou Ré;
- 5º Par: A ou Lá.
Ou seja, essa afinação fica um tom abaixo da afinação de Cebolão (Mi). A grande sacada é que toda a estrutura dessas duas afinações seguem da mesma forma.
Dessa forma, a posição dos dedos nos acordes, nas escalas e todas as técnicas são iguais. O que muda é apenas o som de cada afinação. Resumindo, tudo o que você for tocar na afinação de Cebolão (Mi) você poderá estar tocando na afinação de Cebolinha (Ré) ou vice-versa.
Agora vejamos alguns exemplos de algumas músicas sendo tocadas na afinação de Cebolinha (Ré):
- 15 – Bônus – Versão Exclusiva Tião Carreiro e Pardinho, Liu e Leo e Daniel – Disco Navalha Na Carne;
- 1 – Novo Amor (Jesus Belmiro/Lourival dos Santos;
- 2 – Sou Louco Por Ela (Tião Carreiro/Ronaldo Adriano;
- 1 – Baianinho (Tião Carreiro/Lourival dos Santos/Julio Guidini);
- 11 – Sete Flechas ( Zé Mineiro/Lourival dos Santos/Tião Carreiro).
Bem, como eu já disse anteriormente na afinação de Cebolão (Mi), esses são apenas alguns exemplos de algumas músicas tocadas na afinação de Cebolinha (Ré). Existem muitas outras. Procure ouvi-las e compare o som.
AFINAÇÃO CEBOLÃO (MIb)
Assim também, além das afinações Cebolão (Mi) e Cebolinha (Ré), eu não poderia deixar de falar da afinação de Cebolão (Mib). Essa afinação fica meio tom abaixo de Mi e meio tom acima de Ré.
Ou seja, fica no meio termo das duas. Esses três tipos de afinações possuem as mesmas estruturas, escalas e técnicas. Só que agora na afinação Cebolão (Mib), quando tocamos todos os pares soltos na viola temos o som do acorde de Mi bemol.
Sempre contando de baixo para cima essa afinação fica sendo então:
- 1º Par: Eb ou Mi bemol;
- 2º Par: Bb ou Si bemol;
- 3º Par: G ou Sol;
- 4º Par: Eb ou Mi bemol;
- 5º Par: Bb ou Si bemol.
Em suma, tudo o que eu falei anteriormente dessas duas afinações vale também para a afinação Cebolão (Mib). O que irá mudar nessa afinação também, é apenas o tom da música. Vejamos alguns exemplos de algumas músicas na afinação de Cebolão (Mib):
- 3 – Faca Que Não Corta (Tião Carreiro/Lourival dos Santos/Moacir dos Santos);
- 8 – Falou e Disse (Lourival dos Santos/Tião Carreiro/Piraci);
- 7 – Tudo Certo (Tião Carreiro/Moacir dos Santos);
- 11 – Bi-campeão Mundial (Teddy Vieira/Zé Carreiro);
- 12 – Pagode do Ala (Carreirinho/Oscar Tirola).
Assim como as duas outras afinações, esses foram apenas alguns exemplos de algumas músicas que estão sendo tocadas na afinação em Cebolão (Mib). Existem muitas outras, é claro.
CONCLUSÃO
Em conclusão sobre esses três tipos de afinação, podemos dizer que a única diferença entre elas fica por conta da sonoridade de cada uma, ou seja, a mudança fica apenas no tom.
Por outro lado, se você for tocar com alguém de acompanhando na afinação em Cebolinha (Ré), por exemplo, e você estiver fazendo os solos e tudo mais, quem for te acompanhar vai ter que tocar um tom abaixo.
Agora, se você for acompanhar alguém, e você estiver com a sua viola afinada em Cebolinha (Ré), você é quem vai ter que transpor o tom da música um tom acima.
Veja, se alguém estiver tocando em Mi, por exemplo, você com a sua viola afinada em Cebolinha (Ré) deverá acompanhar a música no tom de Fá Sustenido.
Aí sim, você vai tem que conhecer um pouquinho sobre campo Harmônico e também conhecer um pouco sobre como transpor os acordes.
Mas isso é um assunto para outra aula. Caso você queira se aprofundar um pouco mais sobre esse assunto, eu vou te convidar para conhecer o meu Curso Online Viola Caipira Descomplicada.
Nele você vai encontrar um módulo que fala exclusivamente sobre campo harmônico e também sobre como transportar os acordes. Além de escalas, variações de pagode, repertório, arpejos e muito mais.
Para conhecer basta clicar na imagem abaixo.
Hoje você aprendeu sobre as afinações Cebolão (Mi) X Cebolinha (Ré) e conheceu a diferença entre elas. Ainda eu te expliquei sobre a afinação Cebolão (Mib). Espero que você tenha gostado. Um abraço e boas violas!